Objetivos de uma brigada de incêndio

Objetivos de uma brigada de incêndio

Os principais e objetivos fundamentais no que se refere à segurança contra incêndios consistem em reduzir os riscos à vida humana e minimizar perdas de patrimônio. Incêndios possuem diferentes causas, e podem envolver uma diversidade de substâncias e perigos. Logo, pode-se constatar que, um sistema de prevenção e recursos para agir em emergências, diminuirão a gravidade de possíveis incidentes. Afinal, os incêndios são ameaças não somente de cunho patrimonial, mas também para com a vida de pessoas envolvidas em diferentes instituições e edificações.


A possibilidade de prever de forma exata quando ocorrerá um incêndio é muito difícil e, uma vez iniciado, qual será o seu alcance. Ainda assim, por meio do conhecimento científico, da dinâmica do fogo, torna-se possível determinar os métodos mais adequados de controle em relação aos perigos dos incêndios e explosões.

Vale ressaltar também que, no que se refere às complexidades e consequências em situações de incêndio, requer uma atenção especial por parte dos serviços das pessoas em todo o mundo. Tal qual um processo, o fogo assume diferentes formas que envolvem reações químicas entre substâncias combustíveis e o oxigênio do ar. Quando o fogo se aproveita da maneira correta, há grandes benefícios que podem solucionar algumas necessidades industriais e domésticas, porém, se não há controle, pode causar sérios danos materiais e sofrimento para com os humanos envolvidos.

Por que brigadas de incêndio são tão importantes para a sua empresa

Existe uma norma regulamentadora denominada NR 23, instituída pelo MTE – Ministério do Trabalho e Emprego que, determina a criação de uma brigada de incêndio nas empresas que possuírem 20 ou mais funcionários. Isto foi estabelecido para que as normas de segurança, prevenção e combate ao início dos incêndios no local de trabalho.

Ter uma brigada de incêndio em uma empresa é muito importante. Não apenas para o empregador, visto que é uma lei trabalhista na qual ele precisa estar adequado, mas garante aos seus colaboradores um ambiente seguro e oferece condições necessárias, permitindo assim, que os trabalhadores possam executar suas funções sem maiores preocupações em relação a segurança, dando maior tranquilidade aos profissionais daquela instituição.

Principais atribuições de uma brigada de incêndio no local de trabalho:

  • Identificar como a propagação do fogo, fumaça e gases quentes acontece;
  • Identificar e neutralizar os fatores que contribuem para a evolução de um incêndio;
  • Compreender qual a influência da ventilação sobre o incêndio;
  • Identificar os efeitos da fumaça e como controlá-la;
  • Compreender as características do isolamento térmico, entre outros.

Imagem: Licença Canva Pro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *